Quando pensamos na Geração Z algumas profissões saltam aos nossos olhos: youtuber, gamer, blogger, tiktoker, dentre outras tão faladas pela nova geração.
Porém, a realidade é um pouco diferente. A grande maioria dos jovens ainda procuram as mesmas carreiras das gerações anteriores, apesar da ascensão das redes sociais e do imediatismo presente.
Segundo uma pesquisa realizada pelo site americano Axios, que ouviu 824 jovens entre 18 a 29 anos nos Estados Unidos, as profissões mais sonhadas pelos jovens são: a) empresário; b) médico; c) engenheiro.
Veja o gráfico abaixo:
Quando o assunto é o que move esses jovens em suas carreiras profissionais, quase 50% respondeu que a motivação é REALIZAÇÃO PESSOAL/ FELICIDADE.
Outros 25% responderam que seria riqueza e influência e 18% tempo para a família. Veja o gráfico abaixo:
Pensando nisso e não somente na gen. Z, como podemos revisar o plano de carreira e reavaliar nossas metas na trajetória profissional? Alguns ajustes sempre são necessários e esta nova geração tem muito a nos ensinar.
Talvez o início do ano seja um excelente momento para rever a estratégia da trajetória da sua carreira, então trouxemos alguns pontos que podem ser considerados na reavaliação das suas metas:
- Ser feliz na jornada
Há algumas décadas, se falássemos sobre isso para as gerações anteriores, eles diriam que isso é besteira.
“Trabalho e lazer não se confundem”, eles diriam.
No entanto, como a Geração Z tem nos mostrado, a caminhada só vale a pena se você é feliz no trajeto, do contrário estamos vivendo ou sobrevivendo?
As novas gerações mostram que a saúde mental e o autocuidado precisam estar em pauta dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso significa, por exemplo, ter uma rotina com pausas para se exercitar, descansar e ter uma alimentação adequada, entre outras iniciativas que fazem toda a diferença na qualidade de vida e na prevenção de muitas doenças como depressão, ansiedade e o burnout.
Ser feliz no processo não significa brincar de trabalhar, mas saber intercalar os momentos de trabalho com prazer.
- Buscar profissionais que sejam inspiração
Acompanhar o trabalho de quem você admira pode ser um excelente incentivador para os passos que você procura dar. Pesquise sobre os profissionais do mercado que chegaram onde você quer chegar. Pode ser alguém conhecido, um parente ou amigo ou não. O que importa é que você tenha a oportunidade de analisar a trajetória desse profissional, entendendo todos os passos percorridos, as qualificações e as habilidades desenvolvidas ou aprimoradas.
- Mapear suas habilidades e objetivos
Já sabe qual é o seu objetivo? Onde quer chegar profissionalmente? Então agora é o momento de se auto avaliar. Faça, primeiramente, uma lista de quais cargos ou empresas você gostaria de trabalhar, então, considerando isto, faça uma lista das suas habilidades comportamentais e técnicas.
Analise as duas listas e perceba se você já possui todas as habilidades necessárias para se destacar em todos esses lugares por onde passar. Quais diplomas e cursos são importantes? Quais idiomas deve dominar? Quais soluções ou conceitos de tecnologia precisa conhecer? Quais comportamentos que você tem hoje podem impactar a sua carreira de maneira negativa? Quais são seus pontos fortes como pessoa e profissional?
Se ainda não os tiver, procure se desenvolver no que falta.
- Planejar das etapas que deverá percorrer: cronograma
Isso quer dizer estabelecer um acordo com você mesmo sobre o tempo que se dedicará a cada fase dessa trajetória rumo ao objetivo traçado. Aqui, é fundamental dividir o percurso em pequenos trechos para facilitar a mensuração do seu esforço. E, de tempos em tempos, avalie os seus progressos, além de acompanhar e ajustar a rota sempre que for preciso.
E não se esqueça: celebre cada conquista!
Celebrar e ir relembrando onde se quer chegar é importante para manter a motivação durante toda a carreira. Afinal, como dizem, a vida é o que acontece entre o momento que traçamos o objetivo e o dia que chegamos a ele. Precisamos curtir a jornada para que ela seja satisfatória, inclusive compensando o esforço e os contratempos.
- Foco no seu objetivo: atingir o sucesso pode te fazer abdicar de algumas coisas
Não acontece sempre, mas ter sucesso na carreira pode significar trabalhar mais do que você gostaria, além de precisar se dedicar a cursos extras, dominar outros idiomas, ter muita disciplina e foco, saber gerenciar conflitos e projetos mais complexos.
- Converse com as pessoas ao seu redor
Ter alguém para conversar sobre a sua carreira e os seus anseios em relação a ela pode te ajudar muito. Isso tende a ampliar o nosso olhar sobre as situações.
Escolha uma pessoa de confiança que você admire pela trajetória profissional e que esteja disposta a te ajudar para que você possa abrir seus planos e metas.
Além disso, apenas converse. Com qualquer pessoa. Com aquela bem-sucedida ou não. Não para falar dos seus planos e objetivos, mas para entender como cada uma se comporta, o que elas fazem no seu dia-a-dia, como lidam com algumas situações.
Temos muito a aprender com o outro. Observe. Aprenda.
A grande maioria dos profissionais ainda enxergam a própria carreira como um tabu, com receios e entraves, o que faz simplesmente ir tocando os dias no trabalho, sem qualquer foco ou planejamento
Então, para este início de ano, que tal avaliar o rumo da sua carreira? Rever suas habilidades e planejar o seu futuro?
Talvez a Geração Z tenha muito mais a nos ensinar além das conexões e carreiras pautadas pelo universo online.
Ligia Bueno/GoFlow